Street Art

grafiitinao1

[Barcelona, Abril 2009]

Provavelmente desde sempre. A moda faz-se na rua. É na rua que se vive, que se movem, que se pintam. Da rua saltam para as passerelles, para os editoriais de revista ou para as telas de cinema. As cores, as letras gordas e sombreadas; há grafittis inquietantes, incrivelmente reais ou irrealmente fantásticos. É mais uma arte de rua.

Agora vêem-se em t-shirts de cores amarelas, verdes ou laranjas – todas vistosas e garridas – peças de roupa personalizadas por amigos designers ou estampadas de uma foto tirada num muro perdido. Os ténis clássicos da Nike ou da Adidas também têm sido um alvo privilegiado desta onda street. Os vintage casacos da Adidas com as risquinhas laterais voltam a ser vendidos não só como peça de vestuário desportivo mas também como adereço de dia-a-dia.

Em Portugal, diz quem fez parte do movimento, os grafittis foram impulsionados pelo partido político MRPP – na altura formado por vários jovens, alguns deles dirigentes europeus neste momento – que pintava mensagens contra a ditadura Salazarista nos muros em Alcântara. Actualmente, esta vaga do street é encontrada nos grandes centros urbanos, mas por todo o lado já se vai vendo outra um par de tenis da Reebok old school ora uma t-shirt do SuperMario em grafitti (não foi vista, foi imaginada).

A arte que é feita nas ruas é livre e descomprometida. É movel e sem-abrigo. É deixá-la andar e ir copiando as melhores linhas para o nosso guarda-roupa.

grafitti-roxo1

grafittipintainho1

grafittiwash1

washpequeno1

Anúncios

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Street Art

  1. Concordo e gosto, beijo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s