The special one – Watch Him!!

Depois de apresentar “O Filho Bastardo” no ano passado na ModaLisboa, Vitor Bastos volta à Cidadela de Cascais desta vez com “Watch the Greek”

 Porque é que apelidaste a tua colecção de  “Watch the Greek”?

Watch the greek foi um episódio que aconteceu na Grécia no ano passado e é de alguma forma importante para mim focar um acontecimento com pés e cabeça numa estrutura de coerente que suscitasse a revolução. Dai surgem os cocktails molotov e as referências militares com godés e com uma forma mais suave. A unissexualidade foi também uma intenção  já que todas aquelas peças, cerca de 80 ou 90 por cento são flutuáveis de homem para mulher. Eu quero que a colecção seja vestida tanto por homem como por mulher.

 Roupa com garrafas? Explica.

São uma resposta do cocktail molotov. De certa maneira são uma estrutura mais show-piece apesar de no final não ser o ser porque tiram-se as garrafas mas elas vão junto com a encomenda, quem quiser usar pode usar mas é uma peça normal usável com tiras. Além disso, é uma forma de chamar a atenção para o acontecimento e para o barulho que indirectamente já está ligado ao meu trabalho (risos).

 Como é que explicas as tuas influências culturais?

(Risos ) É uma confusão: a minha mãe é angolana, o pai é português, nasci no Brasil.

 Isso reflecte-se no teu trabalho?

Não sei porque eu tornei-me em quem eu sou em Portugal. Eu já falo esquisito, uma mistura de qualquer coisa porque eu cheguei cá com dezoito anos e não sabia muito o que ia fazer da vida. Foi um pouco aquela onda do quem eu sou. Até aos dezoito anos há a ligação com os pais em que tudo está bem. Em relação ao trabalho mesmo, durante as aulas, por exemplo, eu sempre tive uma necessidade de trabalhar com cor porque nós estamos mais habituados com a cor – não há o fado, há o samba.

 Mas esta colecção tem muitos brancos, castanhos, beges.

Esta colecção foi feita com base no episódio da Grécia e como tal o trabalho da cor foi muito mais subtil. Tenho desde azuis, castanhos, brancos, acaba por ser uma nuance de cores mais complicada.

 Tem óculos de cortiça. Como foste buscar os matérias?

A cortiça veio do molotov, que estava na rolha. Acabei por aplicá-la de outra forma, tive a trabalhar as parcerias com os óculos – este são protótipo mas a ideia é conceber  como produto mesmo. O material fluí consoante o retrato do episódio.

 Concebeste a colecção sozinho?

Eu trabalho sozinho com dois estagiários que na prática não o são porque tiveram que meter no plano da faculdade porque são dois grandes amigos meus que estiveram a acompanhar a colecção – um esteve em Berlim e agora veio comigo para cá porque eu não conseguia fazer tudo – e depois tenho uma série de parcerias.

 Vives em Berlim agora. Onde é que entra Berlim aqui?

Berlim é fantástico e apaixonei-me. Fui estagiar depois da ModaLisboa com a promessa de volta com um projecto: dei-me super bem com a empresa, ficámos mesmo amigos e adorei as pessoas que conheci. Eu sei que é esquisito mas eu consigo dizer que Berlim é menos interessante que o Porto – sei que é uma comparação surreal – a forma de vida é muito cool. Vou voltar para Berlim porque me apaixonei pela cidade e por coração.

 Feedback das pessoas?

Não sei mesmo. Eu arrisquei, joguei. Agora é que eu posso delinear quem eu sou. Agora quero divertir-me. Eu diverti-me imenso a fazer esta colecção. Tinha que ser alguma coisa humorada e se eu quero fazer disto a minha vida, tem mesmo que ser algo divertido.

Vitor | ModaLisboa

Vitor | ModaLisboa

Anúncios

2 comentários

Filed under Uncategorized

2 responses to “The special one – Watch Him!!

  1. Não vi, mas gostei muito do conceito. Sabe bem ver algo totalmente inesperado!

  2. J

    E o peso das garrafas? Que horror…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s